0

11 3484-8847

Carvão ativado: mil e uma utilidades

Algumas invenções são realmente surpreendentes. A roda, a mais óbvia e comentada de todas, foi a que mais possibilitou avanços na humanidade, sendo usada não só no transporte de objetos pesados mas, também, como roldana, biela, catraca, coroa de bicicleta, serras e todo tipo de ferramentas e de componentes de motor circulares. Se você abrir um relógio, por exemplo, perceberá que quase tudo ali dentro é circular. Olha a invenção da roda funcionando!

Mas a humanidade também tem outras invenções na coleção, sendo que algumas não foram exatamente invenções mas, sim, descobertas. Uma das mais atuantes em todos os segmentos imagináveis é o carvão ativado. Esse material de cor escura, extremamente áspero e muito frágil encontra aplicações nos mais diversos segmentos da humanidade, da área doméstica até a médica. Vamos ver algumas?

Ajudando na casa

utilizacao-do-carvao-ativadoEm casa, quem é que nunca usou um pedaço de carvão dentro da geladeira pra remover aqueles odores desagradáveis de alimentos que passaram da data de validade, ou mesmo de uma cebola cortada esquecida ali dentro? Quem já usou, sabe como é eficiente! Com pouco tempo ali dentro, ele faz uma verdadeira “limpa” no ar que circula na geladeira, removendo até aqueles odores que a gente jurava que não iam sair nunca mais. E serve de todo jeito: o carvão in natura, ou aqueles dispositivos que encontramos em supermercados para remover os odores da geladeira. Se você abrir um desses vai ver que ali dentro tem um pedaço de… carvão.

Nas torneiras, o uso do carvão ativado tem ficado cada vez mais comum, especialmente naquelas que têm um filtro acoplado. Dentro dele, além daquele filtro de cerâmica (comumente chamado de “vela”), há também um compartimento com carvão ativado dentro; o de cerâmica remover as micropartículas que chegam junto com a água e o de carvão remover os gases que provocam odores.

Ajudando na saúde

processo de purificação da água com carvão ativado na hemodialiseNa medicina, o carvão ativado também ajuda demais; por exemplo, nas máquinas de hemodiálise. Dentro daquelas máquinas, há um fluxo de água extremamente (e bota “extremamente nisso) purificada, cuja função é remover as impurezas do sangue que passa por ali. E ela passa por vários processos e um deles é exatamente o processo de purificação da água com carvão ativado.  O problema, nesse caso, não são os odores da água mas, sim, os gases que provocam esses odores. Se forem ingeridos na água (por exemplo, depois de passar por um filtro sem carvão), não causam tantos problemas assim mas, quando se trata de hemodiálise, não pode ter nada. Estes gases podem atrapalhar a filtragem do sangue e causar intoxicações muito sérias em um organismo que, só de precisar de hemodiálise, já está bastante fragilizado.

Outra aplicação é na desintoxicação de pessoas e animais que sofreram envenenamento (acidental ou não). Ao ministrar cápsulas de carvão ativado, o médico consegue, muitas vezes, reverter o quadro de envenenamento – ou ao menos impedir que o quadro se agrave. É muito usado em caso de animais domésticos envenenados por chumbinho (aqui cabe um alerta: envenenar animais é crime, com direito a cadeia). Também em quadros de envenenamento de pessoas, o carvão ativado é largamente usado.

Mas por que uma pedrinha preta que se esfarela à toa é tão eficiente assim em tantas coisas diferentes? Porque o carvão é extremamente poroso em seu estado natural e, quando é ativado (por isso o nome de “carvão ativado”), fica ainda mais poroso, com poros dentro de poros. Isso o torna altamente adsorvente, ou seja, ele “pega” os gases e elementos químicos que se deseja remover e os retém dentro de seus poros, sem soltar de novo. E o que diferencia um carvão in natura de um ativado é simplesmente a capacidade adsortiva; ambos os tipo de adsorvem muito bem os gases de sua geladeira, por exemplo, mas o ativado vai atuar por mais tempo (resumindo: vai demorar mais tempo para “ficar cheio”).

Quem diria, não é? Uma coisa tão simples, que usamos tanto nos nossos churrascos de domingo, teria tanta capacidade de nos ajudar?

Código:

Orçamento online

Assistencia técnica

A W-MED atualmente presta serviços com a mais alta qualidade e rapidez na área de Hemodiálise, possuindo profissionais bem qualificados:

  • Recondicionamentos e consertos de equipamentos de Hemodiálise;
  • Recondicionamentos de partes e peças para equipamentos de Hemodiálises;
  • Recondicionamentos de placas eletrônicas para equipamentos de Hemodiálises;
  • Locação de equipamentos de Hemodiálises para todo Brasil;
  • Contratos de manutenção preventiva e corretiva;

Entre em contato com nossa Assistência Técnica!

Consulte nossos planos de manutenção preventiva e evite frequentes interrupções e transtornos em sua rotina de trabalho!

© 2013-2017 W Med - Serviços Hospitalares | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Agência 3xceler