0

11 3484-8847

Como preservar o filtro

Estamos vivendo uma fase desconhecida para grande parte dos brasileiros: uma estiagem sem precedentes, que vem se manifestando há vários através da diminuição do volume de chuvas habitual – mas que se manifestou com mais força desde o início de 2014. Grandes reservatórios como o sistema Cantareira, de São Paulo, minguaram até secar, obrigando a concessionária de fornecimento de água a utilizar o volume morto da represa para manter o abastecimento da cidade. O mesmo aconteceu em várias outras cidades, de grandes a pequenas. Devido à proximidade do sistema de captação ao fundo lodoso dos reservatórios e também às falhas de abastecimento que deixavam as tubulações das casas vazios durante algumas horas, a qualidade água passou a ser motivo de preocupação. Ambas as situações facilitam a proliferação de bactérias e algas que podem facilmente chegar até as casas.

Em algumas cidades, muitos casos de mal-estar e diarreia foram associados à baixa qualidade da água devido às condições citadas acima. Com isso, muitas famílias que antes não usavam filtro em casa agora passaram a usar, a fim de evitar o adoecimento de seus membros, especialmente as crianças e os idosos, que são sempre mais suscetíveis. Entretanto, poucos sabem que o elemento filtrante desses aparelhos precisa passar por manutenção periódica para garantir que a qualidade da filtragem continuará adequada, independente do tipo de filtro (cerâmico, filtro de carvão ou cartucho de polipropileno).

Validade medida em litros

Desta forma fica mais claro compreender como os cartuchos de polipropileno são utilizados.Diferente do que acontece com os alimentos, o problema dos elementos filtrantes não é sua deterioração mas, sim, a quantidade de água que já filtraram. Em geral, filtros compostos – ou seja, filtro cerâmico que atua em conjunto com carvão ativado) conseguem filtrar bem até dois mil litros de água tratada. A partir desse ponto, podem acontecer duas coisas: 1) a capacidade de adsorção do carvão ativado pode chegar ao limite e não funcionar mais ou; 2) os poros do filtro cerâmico (ou de polipropileno) podem ficar saturados de micropartículas e o volume de água filtrada por minuto cai, fazendo com que o aparelho perca eficiência.

Num filtro de barro isso não representa grandes problemas pois a consequência direta será uma filtragem mais lenta, já que os poros estão entupidos. Porém, quando se trata de um filtro acoplado à torneira, pode haver dano ao aparelho. A água passa por ele pressurizada, já que vem diretamente da tubulação da casa, e cada filtro é preparado para trabalhar com um limite máximo de pressão interna. Quando o elemento filtrante entope, a vazão de água filtrada cai e a pressão no interior do filtro aumenta muito, podendo causar ruptura em algumas estruturas, empenamentos e outros tipos de dano.

Filtro trocado, problema sanado

É importante ter ciência da durabilidade dos elementos filtrantes.O indivíduo deve ficar atento às orientações do fabricante, pois a “validade” do elemento filtrante muda de modelo para modelo. Porém, como ela é medida através do consumo, pode ficar um pouco difícil fazer uma média e saber se já está na hora de trocá-lo ou não. Uma boa dica é fazer uma média do consumo diário da família. Oriente os membros a consumirem apenas da água armazenada em uma garrafa de um litro, tanto para beber quanto para preparar alimentos – ou seja, em qualquer situação em que seria usada água filtrada. Anote o número de vezes em que foi necessário encher essa garrafa até o final do dia e pronto: você terá o consumo de água de sua família, em litros. Para aumentar a precisão da conta, pode-se fazer isso por mais um ou dois dias mas, em geral, um único dia típico já é suficiente. Vamos supor que a família consuma 20 litros de água diariamente; por mês, numa conta simples, serão 600 litros de água filtrada. Então, o elemento filtrante do filtro desta casa deverá ser trocado, em média, a cada 2 meses e meio.

Claro que essa não é uma conta exata; a duração dos elementos filtrantes definida pelo fabricante costuma ter uma margem de segurança, ou seja, o filtro não vai parar de funcionar aos atingir 2 mil litros. A primeira coisa a ser notada será a diminuição da vazão da água filtrada, mesmo quando a vazão das torneiras da casa está normal. Assim que possível, troque o elemento filtrante.

Filtros eletrônicos costumam ter manutenção mais complicada devido aos seus componentes que trabalham com eletricidade. Neste caso, solicite a visita de um técnico especializado para que ele realize a troca do elemento filtrante com segurança. Caso o modelo não tenha opção de autolimpeza, aproveite e peça ao técnico que realize uma em seu aparelho, para remover qualquer indício de algas ou bactérias fixadas em algum componente interno.

Código:

Orçamento online

Assistencia técnica

A W-MED atualmente presta serviços com a mais alta qualidade e rapidez na área de Hemodiálise, possuindo profissionais bem qualificados:

  • Recondicionamentos e consertos de equipamentos de Hemodiálise;
  • Recondicionamentos de partes e peças para equipamentos de Hemodiálises;
  • Recondicionamentos de placas eletrônicas para equipamentos de Hemodiálises;
  • Locação de equipamentos de Hemodiálises para todo Brasil;
  • Contratos de manutenção preventiva e corretiva;

Entre em contato com nossa Assistência Técnica!

Consulte nossos planos de manutenção preventiva e evite frequentes interrupções e transtornos em sua rotina de trabalho!

© 2013-2017 W Med - Serviços Hospitalares | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Agência 3xceler