0

11 3484-8847

Água com gosto estranho

Quantos de nós já não passou por essa situação: devido a uma grande sede por causa do dia quente, vai até a cozinha encher um copo com água bem fresca e quando dá aquele golão inicial… “ihhh… essa água tá com gosto estranho!”. Ora, mas “água com gosto”? Ela deveria ser completamente insípida, ou seja, não ter gosto de absolutamente nada. Como pode ela ter saído do filtro, da torneira ou da garrafa com um gosto estranho?

Na verdade, acontece com frequência porque a água “pega gosto” com muita facilidade. Você já deve ter reparado que, quando a geladeira fica com o cheiro de algum alimento mais forte, como salaminho, pimentão, etc., a água também pega o gosto. Na verdade, nesse caso ela pegou foi o cheiro, mas como o olfato interfere muito no paladar, pensamos que ela ficou com o gosto daquele alimento.

Inúmeros motivos

É-possível-retirar-o-gosto-da-água-utilizando-alguns-métodos.Muita coisa pode deixar a água com o sabor alterado mas, para nooooossa alegriaaaa é bem fácil retirá-lo. Na indústria, a água utilizada é tratada antes, e uma das etapas do tratamento consiste em passá-la por um filtro de carvão ativado para eliminar qualquer cheiro que esteja impregnado nela. Como já dissemos, o olfato interfere fortemente na percepção do sabor das coisas e, quando retiramos o aroma de um alimento, grande parte do sabor também vai embora. Por isso é que dizemos que um certo alimento está com “gosto de sabão” ou “gosto de tinta” mesmo sem nunca ter ingerido estes produtos (bom, pelo menos não deveríamos!). Outro exemplo de como o olfato interfere no paladar? Quando estamos gripados e com o nariz “daquele” jeito, a comida perde a graça; é nítido que o gosto das coisas fica alterado, sem graça, não é? É culpa do nariz entupido. Já que não sentimos o cheiro da comida, grande parte do sabor percebido deixa de ser registrado.

Mas voltando ao assunto, a água pega gosto muito fácil. Se o encanamento que a levou até sua casa tiver pontos de ferrugem, ela vai ficar com gosto de ferro (talvez você já tenha sentido isso alguma vez mas não soube explicar as razões). Alimentos com aroma muito forte também “empesteiam” a água que está dentro da geladeira. Um copo que foi lavado mas que não foi suficientemente enxaguado fica com o cheiro do detergente – e quando o usamos para beber água, temos a sensação de estar bebendo o próprio detergente. Chegamos até a rejeitar aquela água, com a certeza de estarmos sentindo o gosto do sabão nela!

Em algumas cidades podem haver regiões onde a água é drenada de poços artesianos e consumida diretamente sem tratamento prévio. Quando uma pessoa habituada a isso vai a uma casa que recebe água tratada, imediatamente sente o gosto do cloro na água dela. Na verdade, não há gosto nenhum mas, sim, o cheiro do cloro. E se essa água ainda está com esse odor é porque não passou por nenhum filtro de carvão ativado antes de ser consumida – se tivesse passado, estaria livre dele. Mas isso não chega a ser um problema pois a quantidade de cloro usada nas estações de tratamento é controlada e não representa risco algum à saúde.

Soluções para usar em casa

Remover o cheiro impregnado na água, como já dissemos, é muito simples: basta utilizar um filtro de carvão ativado e pronto. Mas onde estão esses filtros?

Para a geladeira, existem diversas opções no mercado de purificador de ar à base de carvão ativado. Normalmente são recipientes plásticos perfurados, em cujo interior está uma peça deste carvão. Não precisa de bateria nem ligar à energia elétrica: o simples contato do ar com este carvão já é suficiente para que os gases responsáveis pelos odores comecem a “grudar” na superfície hiper porosa do carvão ativado, ficando retidos ali. Com o ar limpo, não há mais gases mal cheirosos para empestear a água.

O-carvão-ativado-pode-funcionar-de-maneira-definitiva-para-o-problema-com-sua-água.Mas se a água já está cheirando mal, uma solução é filtrá-la, mas usando elementos filtrantes que tenham carvão ativado em sua composição. Algumas velas cerâmicas (tipo aquelas dos filtros de barro) possuem esta composição e são as ideais para fazer essa purificação. Isso também funciona para a água que já sai da torneira com cheiro estranho. Nestes casos, aqueles filtros acoplados à torneira também resolvem bem o problema pois eles possuem o carvão ativado em seu interior. O ideal é ter o conjunto completo (filtro já na chegada da água e purificador de carvão ativado para geladeira) para garantir que a água não vai pegar cheiro em etapa nenhuma: nem na chegada, nem na armazenagem. Tranquilo, não é?

Nada como um copo de água fresquinha e sem gosto de nada nesse calor maluco!

Código:

Orçamento online

Assistencia técnica

A W-MED atualmente presta serviços com a mais alta qualidade e rapidez na área de Hemodiálise, possuindo profissionais bem qualificados:

  • Recondicionamentos e consertos de equipamentos de Hemodiálise;
  • Recondicionamentos de partes e peças para equipamentos de Hemodiálises;
  • Recondicionamentos de placas eletrônicas para equipamentos de Hemodiálises;
  • Locação de equipamentos de Hemodiálises para todo Brasil;
  • Contratos de manutenção preventiva e corretiva;

Entre em contato com nossa Assistência Técnica!

Consulte nossos planos de manutenção preventiva e evite frequentes interrupções e transtornos em sua rotina de trabalho!

© 2013-2017 W Med - Serviços Hospitalares | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Agência 3xceler