0

11 3484-8847

Água nova em prédio antigo

Morar em um prédio que não seja muito novo (leia-se: prédios com mais de 15 ou 20 anos) tem lá suas vantagens. Percebemos facilmente que as construções mais recentes prezam pela economia de espaço, dando razão à brincadeira que chama os apartamentos novos de “apertamentos”. Os mais antigos não tinham essa característica: seus cômodos eram amplos, quartos grandes, sala grande, cozinha grande – e separada da copa e da área de serviço! Era possível encher os cômodos de móveis, banquetas, mesinhas de canto e toda sorte de enfeites de chão, abajures e vasos de plantas, e ainda restava muito, muito espaço para a circulação de várias pessoas por ali ao mesmo tempo. Claro que, por outro lado, haja serviço pra limpar um apê feito esse! É muito chão pra passar vassoura, pano úmido, cera (fatalmente, todos costumam ter piso de taco de madeira), além de tirar a poeira de cada móvel (lembra? Tem um monte!), aspirar cada cortina, cada tapete, cada azulejo da enorme cozinha…

Os problemas em morar um desses apartamentos enormes, hoje em dia, são de ordem de manutenção. Tudo ali tem a mesma idade do prédio: fiações, esquadrias, janelas, portas, madeiras, tubulações, e… epa… as tubulações! Tanto as de gás quanto as de água! “Ok, e o que tem de errado nisso? Tem vazamento lá?” Pode até ter algum, sim, afinal o desgaste delas favorece o aparecimento de fissuras e furos, mas o problema não é só esse. Dependendo da idade do prédio, a tubulação de água não é de plástico e, sim, de ferro. Ferro com água dá ferrugem. E ferrugem na água pode dar problema, mesmo se você tiver um super filtro com cartucho de polipropileno em casa.

Gostinho estranho…

Água-com-gosto-estranho.Você já passou pela experiência de achar o gosto da água estranho? Em qualquer lugar, não só em casa. Você dá aquele gole enorme e quando engole, fecha a cara na hora, olha pra dentro do copo com bastante atenção em busca de algum objeto estranho, não vê nada e fala baixinho: “nossa, essa água tá com um gosto esquisito…”. Isso acontece por várias razões; as menos perigosas dizem respeito à origem da água. Já experimentou água sulfurosa? É típica de fontes que ficam perto de crateras vulcânicas, mesmo que inativas há muitos séculos. Há uma grande presença de enxofre nas rochas que compõem as câmaras do lençol freático e parte desse enxofre passa pra água, dando a ela um gosto muito característico – e cheiro mais ainda. Nunca sentiu? Digamos que o cheiro é semelhante ao de… ahn… um episódio de “flatulência”, digamos assim (dá um Google aí). Há quem diga que cheira como ovo podre. O fato é que tanto o gosto quanto o sabor são realmente fortes. Mas não representa nenhum risco à saúde, a menos que o indivíduo tenha algum tipo de alergia ao enxofre.

Outro motivo para a água ter algum gosto é a presença de algas ou sedimentos terrosos. Aí a causa é outra: má filtração, ou filtração nenhuma. A água ideal para consumo deve estar obrigatoriamente livre deste tipo de material e também sem cheiro algum (de novo: água sulfurosa cheira mal mas não FAZ mal, é um caso específico). Quando existem sedimentos visíveis, indica que ou aquela água não passou por filtração alguma ou então ela foi recontaminada em algum ponto do transporte até o consumidor. E é aí que voltamos ao apartamento antigo com tubulações de ferro. A água pode ter chegado limpíssima à caixa d’água mas, se as tubulações até o apartamento estiverem com crostas de ferrugem devido à usa idade, parte dela vai junto com a água. Às vezes essa contaminação fica visível (a cor da água muda), às vezes não, mas o gosto se altera em ambos os casos.

O ferro em si não faz mal à nossa saúde mas o problema é que, se os canos estão com ferrugem do lado de dentro, significa que não estão lisos – e estando irregulares, podem reter bactérias. ESSAS, SIM, podem nos trazer prejuízos à saúde. Além do mais, algumas dessas tubulações também continham chumbo, além do ferro, e se o ferro deteriorou, provavelmente a água está sendo contaminada pelo chumbo também. Outro perigo.

O que fazer

Os-cartuchos-de-polipropileno-te-ajudarão-a-manter-a-água-com-melhor-qualidade.A primeira dica é usar sempre um filtro de boa qualidade, de preferência um purificador de água que use cartucho de polipropileno como elemento filtrante, porque são mais eficientes e removem impurezas extremamente pequenas da água, além de bactérias. E fique de olho nesse elemento filtrante: se ele começar a perder vazão depressa demais, pode ser que ele esteja ficando saturado muito rapidamente devido à grande presença de impurezas. É bom solicitar uma avaliação técnica da água do prédio, especialmente a que sai da torneira dentro do seu apartamento sem passar pelo filtro. Se ficar confirmada a presença de ferrugem e bactérias, o ideal é trocar a tubulação do prédio por uma nova, de PVC. Sim, vai ser quebradeira, barulho, poeira, chão sujo no corredor, despesa, mas a saúde fica garantida.

Motivo que chega, não é? Afinal, não adianta ter um apartamento tão grande e não poder aproveitá-lo porque está sempre com problema de saúde! Fique sempre atento à condição da água que chega ao seu copo e se cuide!

Código:

Orçamento online

Assistencia técnica

A W-MED atualmente presta serviços com a mais alta qualidade e rapidez na área de Hemodiálise, possuindo profissionais bem qualificados:

  • Recondicionamentos e consertos de equipamentos de Hemodiálise;
  • Recondicionamentos de partes e peças para equipamentos de Hemodiálises;
  • Recondicionamentos de placas eletrônicas para equipamentos de Hemodiálises;
  • Locação de equipamentos de Hemodiálises para todo Brasil;
  • Contratos de manutenção preventiva e corretiva;

Entre em contato com nossa Assistência Técnica!

Consulte nossos planos de manutenção preventiva e evite frequentes interrupções e transtornos em sua rotina de trabalho!

© 2013-2017 W Med - Serviços Hospitalares | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Agência 3xceler