0

11 3484-8847

Aplicações do carvão ativado

A maioria de nós já ouviu falar de carvão ativado pelo menos algumas vezes na vida. Pode ter sido em um filme, em um seriado médico, na escola ou na faculdade, em alguma propaganda ou mesmo em nossa casa. Mas como pode um assunto assim poder ser mencionado em tantos lugares diferentes?

É simples. O carvão ativado tem tantas aplicações, mas tantas, que ele pode encontrar uso em qualquer um desses lugares – e de muitos outros, como indústrias de todos os tipos, farmácias de manipulação, etc. “Ok, mas o que é esse tal de carvão ativado, afinal?”

Definindo esse elemento quase mágico

O carvão ativado é um carvão comum (sim, como esses que usamos nas churrasqueiras) que, através de processos químicos bem específicos, se torna um verdadeiro filtro de uma série de tipos de impurezas. Imagine um pedaço de carvão para churrasqueira. Ele é bastante poroso, não é? Pois bem: esses poros têm, naturalmente um grande poder de adsorção de gases e elementos diversos. “Opa, calma aí: absorver ou adsorver?” Essa confusão é comum porque as palavras são muito parecidas, mas o correto é ADSORVER. A adsorção é quando as moléculas um elemento qualquer ficam presas à superfície de um sólido através de interações químicas e/ou físicas. Complicou?

O-carvão-ativado-é-bastante-usado-para-tirar-mal-cheiros-da-geladeira.Então vamos lá. Já viu aqueles carvões de colocar na geladeira para remover o mau cheiro exalado por alguns alimentos? Aquilo lá é carvão ativado. Funciona assim: através de um processo específico, o carvão – que já é super poroso – fica mais poroso ainda e particularmente atrativo para as moléculas que causam o mau cheiro. Nós não temos como enxergar, mas os poros da superfície do carvão vão se entranhando por dentro dele e se tornando cada vez mais finos e inclusive dando origem a novos poros (isso mesmo: poros dentro de poros, como se fossem túneis de um formigueiro). Todos eles vão se afinando e aprisionando partículas cada vez menores. O ar limpo entra pelo carvão e sai numa boa, mas as moléculas do mau cheiro ficam aprisionadas lá dentro. E ainda que aquele pedaço de carvão pareça pequeno – e o mau cheiro pareça infinito -, ele tem capacidade para ser usado por muito tempo e resistir a muitos e muitos pedaços de queijo esquecidos ali dentro.

“Então o carvão ativado é como uma esponja que suga maus odores?” Bom, nesse caso sim. A diferença é que se você espreme a esponja, o líquido sai todo de novo. Com o carvão isso não acontece. Uma vez aprisionadas dentro dos poros, as moléculas não sairão mais.

“E do que ele é feito, afinal? Só madeira?” Muitas vezes sim, mas em alguns casos o carvão é obtido através da queima da casca do côco e outros. A madeira é melhor para a produção de carvão pulverizado (em pó bem fino); já a casca de côco fornece um carvão granulado de melhor qualidade. Cada forma de carvão (pulverizado ou granulado) tem aplicações específicas, por isso essa diferença. Mas todos têm a mesma capacidade de adsorção.

Pra que mais ele é usado?

Ah, o carvão ativado tem inúmeras aplicações! Vamos ver as mais legais?

– Alimentos e bebidas – Nestes ramos da indústria, o carvão ativado serve para remover o excesso de corantes e na purificação de bebidas, como vinhos e sucos. Também são usados para deixar o açúcar mais claro (apesar de não ser o único ingrediente usado nisso, mas aí é outra história).

O-carvão-ativado-pode-ser-usado-em-muitas-utilidades.– Tratamento de água – A água que bebemos passa por uma série de sistemas de purificação, e o carvão ativado participa desse processo. Ele remove impurezas microscópicas e também odores que resistam ao processo de tratamento da água, tornando-a límpida, sem gosto e sem cor. Ele também é muito utilizado no tratamento da água que é utilizada nas máquinas de hemodiálise – neste caso, ela precisa estar com o máximo grau de pureza, e esse grau só é atingido por causa do carvão ativado.

– Purificação do ar – Bom, já vimos um exemplo logo acima, sobre remover maus odores do interior de geladeiras. Mas ele também é usado naquelas máscaras contra gás usadas por bombeiros e por soldados que estão atuando em ambiente com bombas químicas, além de funcionários que trabalham com substâncias tóxicas. O carvão ativado usado nestas máscaras purifica o ar que vem de fora, retendo os tóxicos e deixando passar o ar puro até o interior da máscara.

– Farmacêutica – Lá ele é indispensável! Remédios como antibióticos e também os anestésicos são purificados e filtrados também através do carvão ativado. Ele também remover elementos que estejam “colorindo” estes medicamentos, elementos estes que são indesejáveis.

São muitas aplicações,não é? Mas ainda tem muitas outras, é só pesquisar. 😉

Código:

Orçamento online

Assistencia técnica

A W-MED atualmente presta serviços com a mais alta qualidade e rapidez na área de Hemodiálise, possuindo profissionais bem qualificados:

  • Recondicionamentos e consertos de equipamentos de Hemodiálise;
  • Recondicionamentos de partes e peças para equipamentos de Hemodiálises;
  • Recondicionamentos de placas eletrônicas para equipamentos de Hemodiálises;
  • Locação de equipamentos de Hemodiálises para todo Brasil;
  • Contratos de manutenção preventiva e corretiva;

Entre em contato com nossa Assistência Técnica!

Consulte nossos planos de manutenção preventiva e evite frequentes interrupções e transtornos em sua rotina de trabalho!

© 2013-2017 W Med - Serviços Hospitalares | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Agência 3xceler