0

11 3484-8847

De onde vem o carvão ativado

O carvão ativado é composto de carbono que apresenta uma alta porosidade, capaz de reter diferentes impurezas, como gases, líquidos e sólidos. Essas substâncias podem ser armazenadas no interior dos poros, sendo um ótimo agente para purificação, clarificação e desodorização para gases e líquidos. O carvão ativado pode ser usado tanto em casa quanto em hospitais, na indústria química e farmacêutica. Além da purificação, esse importante elemento filtrante também é usado na desintoxicação e eliminação de veneno. Saiba como ele é obtido e demais informações sobre sua aplicação.

Processo de queima

CARVÃO ATIVADO

Para obter o carvão ativado com as propriedades adequadas é preciso queimar controladamente certos tipos de madeiras, casca de coco ou pedaços de cortiça em uma temperatura entre 800 °C a 1000 °C, contudo é preciso cuidado para que não ocorra a queima total dos materiais. Além desses materiais, o carvão pode ser obtido por meio da queima de ossos de animais, como bois e outros em um processo similar. O processo a partir dos ossos gera um carvão ativado conhecido como carvão de osso e negro animal.

Os poros tem dimensões variáveis, que podem ser considerados microporos, pois sua espessura chega a ser menor que 20 Å. Após a queima, que pode ser realizada em fornalhas específicas é retirado o resíduo e as cinzas para obter o carvão puro. A partir daí, o carvão já está pronto para ser utilizado. O outro processo é feito a partir de ativação química e tem sido estudado por apresentar inúmeras vantagens, com destaque para a menor temperatura de pirólise, maior rendimento e melhores resultados, pois é possível obter um material com maior área superficial de porosidade.

O processo de ativação química conta com reagentes ativantes os quais apresentam propriedades ácidas, como o ZnCl2, HCl e H2SO48 e outros reagentes como KOH. Entre eles o ZnCl2 (cloreto de zinco) é o que apresenta melhor desempenho, entretanto apresenta um custo elevado, mas a temperatura de queima é de pouco menos de 700 ºC, um pouco abaixo do método convencional, em que somente há a queima do material.

Ajuda ao meio ambiente

MEIO AMBIENTEA obtenção do carvão ativado vem da madeira, tufa e outros, contudo outros resíduos como casca de coco, casca de arroz também podem ser usados. O que minimiza problemas ambientais graves e se torna uma alternativa viável para o reaproveitamento desses materiais, que seriam descartados no ambiente, como rejeitos industriais. O que atrapalha é o alto custo da queima, devido a altas temperaturas para sua obtenção, que mesmo quando usado os ativantes ainda gira em torno dos 700ºC.

Principais utilizações

O tratamento da água é a mais importante das aplicações do carvão ativado, que é usado em filtros de osmose reversa, onde o carvão retém  em seus poros os agentes poluentes da água. Além dele, o carvão também é usado no ramo alimentício, como na purificação de óleos e clarificação de glicose e demais açúcares. Também é utilizado na purificação de bebidas para remoção de impurezas que comprometem a qualidade da bebida; no ramo farmacêutico, o carvão ativado tem destaque na purificação de produtos e no uso em caso de envenenamento e intoxicação.

Código:

Orçamento online

Assistencia técnica

A W-MED atualmente presta serviços com a mais alta qualidade e rapidez na área de Hemodiálise, possuindo profissionais bem qualificados:

  • Recondicionamentos e consertos de equipamentos de Hemodiálise;
  • Recondicionamentos de partes e peças para equipamentos de Hemodiálises;
  • Recondicionamentos de placas eletrônicas para equipamentos de Hemodiálises;
  • Locação de equipamentos de Hemodiálises para todo Brasil;
  • Contratos de manutenção preventiva e corretiva;

Entre em contato com nossa Assistência Técnica!

Consulte nossos planos de manutenção preventiva e evite frequentes interrupções e transtornos em sua rotina de trabalho!

© 2013-2017 W Med - Serviços Hospitalares | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Agência 3xceler