0

11 3484-8847

Estiagem? Hora de armazenar água

O Brasil passa por uma situação que acontece com pouca frequência: uma tremenda estiagem na região sudeste, região onde o regime de chuvas costumava ser muito bem definido ao longo dos anos. Com os reservatórios com nível abaixo dos 30% em muitos locais, o fornecimento de água está gravemente prejudicado desde o segundo semestre de 2014, deixando milhares de torneiras secas na região.

Por isso, vê-se por todos os lados famílias estocando água das mais diferentes maneiras: em tambores, baldes, garrafas, piscinas, bombonas, etc. Quando possível, guarda-se água limpa para o consumo e também água já utilizada em banhos e lavagem de roupas; esta pode ser usada posteriormente para lavar o chão da casa, dar a descarga no banheiro, etc. Mas a água limpa estocada, ainda que não tenha sido utilizada, deve ser purificada antes do consumo, especialmente em casas onde o abastecimento esteja prejudicado, pois o tempo sem passagem de água nos canos possibilita a ocorrência de ferrugens e a proliferação de fungos e bactérias perigosas. Na época em que estamos, o cuidado com a água que bebemos é mais que fundamental; então, hora de investir em filtros, tanto de cerâmica quanto de polipropileno (como os purificadores).

Mexendo com água rasa

Os-reservatórios-sofrem-com-a-estiagem-de-água.Um dos maiores problemas da estiagem é que a quantidade de água disponível nos reservatórios fica muito abaixo do normal – em algumas cidades, o nível da água está tão próxima do leito do reservatório que é quase impossível não pegar um pouco de barro junto. E é aí que mora o problema. O leito dos reservatórios, como não poderia deixar de ser, recebe material orgânico de todo tipo: folhas mortas, dejetos de animais (peixes, pequenos roedores, aves aquáticas, etc.) e isso o torna propício para se tornar um grande criadouro de fungos, algas e outros elementos potencialmente perigosos.

Obviamente, as estações de tratamento estão preparadas para esta situação e regulam a forma de tratar essa água de acordo com a necessidade. Porém, não é conveniente descuidar de um cuidado a mais em casa, já que contaminações provocadas pela água normalmente são graves. Além do mais, como vem acontecendo em algumas cidades, os encanamentos têm ficado muito tempo sem água – podendo variar de algumas horas até vários dias. Tanto tempo em contato com o ar cria uma condição ideal para que fungos e bactérias “povoem” o interior dos canos e, quando a água tornar a passar por ali, pode carregar uma parte destes intrusos para dentro de nossas casas.

Há também o problema da ferrugem, mais específico em locais em que a tubulação é de ferro e antiga. A água pode inclusive ter sua cor alterada, saindo avermelhada da torneira e com gosto forte de ferro. A rigor, a ingestão dessa água nem sempre trará problemas à saúde já que precisamos do elemento ferro; porém, o excesso pode criar acúmulos danosos no organismo. Outro problema da presença de ferrugem é que, se há ferrugem na água, é porque o cano está corroído por dentro; e se está corroído, ele provavelmente tem poros onde bactérias e fungos se instalarão com facilidade e criarão colônias.

Filtro é a solução ideal

Por isso, não se deve confiar apenas no tratamento que a água recebeu na estação antes de ser encaminhada às nossas casas: algo pode acontecer também no caminho até elas.

O investimento em filtros domésticos não é caro e previne problemas bastante sérios. O clássico filtro de barro com vela cerâmica é bastante eficiente em casas onde quase nunca falta água e que tenha tubulações mais novas (já que o risco de contaminação diminui nesse caso), mas nada impede que se utilize purificadores elétricos, cujos filtros são feitos de polipropileno e carvão ativado (o carvão é excelente para a remoção de odores e gostos na água).

Filtrar-a-água-armazenada-ajuda-a-manter-a-qualidade-da-água.Quanto à água limpa estocada, convém passá-la pelo menos no filtro com vela cerâmica, para garantir sua qualidade antes do consumo. Existem, também, pastilhas à base de cloro que potabilizam a água. No mercado existem vários tipos deste produto, inclusive pastilhas que tratam grandes volumes de água por unidade. É uma solução bastante interessante, principalmente em locais onde a qualidade do tratamento é suspeita. Pode-se ainda usar as duas soluções (pastilha e filtro) para garantir a pureza da água.

O importante é ficar sempre atento à qualidade da água que sua família está consumindo neste período complicado. De acordo com os cientistas, esta estiagem deverá se prolongar por mais tempo do que se pensa, podendo durar vários anos (nas piores previsões). Portanto, é hora de pensar em soluções de longo prazo para garantir que não faltará água de qualidade em casa.

Código:

Orçamento online

Assistencia técnica

A W-MED atualmente presta serviços com a mais alta qualidade e rapidez na área de Hemodiálise, possuindo profissionais bem qualificados:

  • Recondicionamentos e consertos de equipamentos de Hemodiálise;
  • Recondicionamentos de partes e peças para equipamentos de Hemodiálises;
  • Recondicionamentos de placas eletrônicas para equipamentos de Hemodiálises;
  • Locação de equipamentos de Hemodiálises para todo Brasil;
  • Contratos de manutenção preventiva e corretiva;

Entre em contato com nossa Assistência Técnica!

Consulte nossos planos de manutenção preventiva e evite frequentes interrupções e transtornos em sua rotina de trabalho!

© 2013-2017 W Med - Serviços Hospitalares | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Agência 3xceler